23.3.07

A 14 de Abril..

No próximo dia 14 de Abril o Centro de Cultura Libertária de Almada irá promover em Aljustrel, no Club Aljustrelense em colaboração com o CCA, uma conversa em torno de "Comunicação e união no movimento libertário".

Da nossa parte notamos que o assunto surge da urgência e vitalidade que alguns colectivos e indíviduos tem procurado chamar a atenção ao que (por falta de outras palavras) designariamos de movimento libertário. Sem demais pretensiosimos, tal como outros debates e troca de ideias que já tiveram lugar como foi exemplo a "sessão inaugural" do CCA em Aljustrel sobre "espaços autogestionados..." (ver arquivo blog Setembro).

Após a conversa haverá janta e outras actividades a anunciar em breve, tal como outros detalhes para a conversa desse dia.

Centro de Cultura Libertária:
ateneu2000@yahoo.com

22.3.07

Notas sobre as atividades de denúncia da guerra na Tchetchênia em Portugal e Espanha

blog sobre a guerra na Chechênia e os movimentos de resistência a este conflito: www.chechenialivre.blogspot.com

Notas sobre as atividades de denúncia da guerra na Tchetchênia em Portugal e Espanha

Entre os dias 15 de fevereiro e 03 de março foram realizadas uma série de atividades de denúncia da guerra na Tchetchênia em Portugal e Espanha: conversas, debates, exibição de filmes e fotos relacionados a um dos conflitos mais intensos e silenciados na atualidade. Enquanto a invasão do Iraque e o genocídio de seu povo é televisionado e noticiado para o mundo, a guerra na Tchetchênia escapa aos documentaristas e aos jornalistas – mesmo porque as estratégias de terrorismo de Estado em curso na Rússia impossibilitam os poucos trabalhos e as poucas vozes dissonantes possíveis neste momento. Dessa maneira procuramos alguns centros de cultura social para compartilhar as informações sobre a guerra na Tchetchênia – informações sintetizadas na publicação “Terrorismo de Estado na Rússia: a guerra na Tchetchênia nos descaminhos da indústria da violência”, organizada a partir da Ação Literária pela Autodeterminação dos Povos, e que resultou de longas pesquisas, ações e vivências na Rússia com movimentos anti-militaristas e ativistas ligados à defesa dos direitos humanos na Tchetchênia. Tanto em Sevilha e Málaga (Espanha), como nas cidades do Porto, Aljustrel e Lisboa (Portugal), encontramos movimentos e coletivos que nos receberam com comovente solidariedade – e que demonstraram a viabilidade prática e cotidiana dos princípios de autoorganização, ação direta e luta anti-capitalista na ocasião dos encontros, nos debates e na hospitalidade. Os frutos desses encontros não colheremos neste momento, até porque o tema da guerra na Tchetchênia foi abordado sempre de maneira ampla. Procuramos estimular outras temáticas, trocar materiais e publicações diversas, dinamizar os espaços de luta social e semear futuras ações e intervenções. Assim, agradecemos a todos pelo auxílio e pela possibilidade de realização destas atividades, e esperamos até o mês de agosto realizar outras intervenções que possam celebrar a vida e a resistência nas terras do norte.

Mais Notas e textos em
e ainda em

21.3.07

Concerto dia 6 de Abril

As actividades desse mês dias 14; 24; 28 e 5 de Maio serão em breve anunciadas...

7.3.07

Concerto dia 16