15.4.09

Contra o Encontro G8 da AGRICULTURA


Contra o Encontro G8 da AGRICULTURA

18/20 Abril 2009 em Itália (Cison Valmarina, Treviso)

« Para superar a crise dos governos dos 8 países mais industrializados do mundo, estes querem relançar a agricultura nos países do Sul. A partir de 18-20 Abril estão reunidos em Cison Valmarino os ministros da agricultura do G8 e G5, o Banco Mundial e a FAO com a intenção de preparar um documento para apresentação na Cimeira de La Maddalena.

O que significa a revitalização da agricultura nos "países em desenvolvimento"?

Nunca como no actual momento histórico os mercados dos países desenvolvidos, dependeram daquilo que eles chamavam de "países em desenvolvimento". A subjugação dos vastos e férteis, mas especialmente vulneráveis, territórios e agricultores do Sul é agora a desejada perspectiva de resolução levantada pela crise nas economias dos "Grandes 8". Criar uma forte dependência entre os países em desenvolvimento e os países desenvolvidos, tornou-se uma necessidade para a economia moderna. Embora esta prática seja bem conhecida no Ocidente desde o nascimento do capitalismo, desde os anos oitenta e noventa, através de uma nova e próspera fase esta está a tomar uma conotação mais profundamente invasiva e totalitária (utilização da engenharia genética, propagação das monoculturas de OGM, e produção de prejuízos muito além dos limites da sobrevivência e reversibilidade). Obviamente, todas essas novas formas de agressão ao meio ambiente configurarão uma exploração ainda mais generalizada na esfera social.

Queremos reiterar que a Guerra não está apenas ligada e manifestada ao petróleo, mas também uma Guerra, de modo mais subtil e subterrâneo, mas com um impacto mais pesado e de longo prazo, vinculada à agricultura. Um exemplo recente é o uso de sementes americanas no Iraque, onde os camponeses são obrigados a comprar no multinacionais de ano para ano (elaborado na sequência da operação militar do país). Mesmo na actualidade são as regras administrativas e sua aplicação militar que impõem um modelo de produção profundamente errado, porque baseado na manipulação e destruição do ambiente e das condições de vida e em hierarquias nas relações entre indivíduos e entre indivíduos e ambiente natural.

É o modelo das multinacionais agroindustriais que têm monopolizado a vida através do quadro legislativo e do apoio militar dos Estados democráticos. Sem o exército, ou a ameaça de anfitriões, Monsanto e Syngenta não teriam penetrado no Iraque; sem os incentivos de outros magnatas não entram em África, na América do Sul, Ásia, de modo a levar a cabo uma limpeza geral de todo os povos, culturas e dos ecossistemas. É o caso da Argentina, onde desde 1996 a empresa multinacional Monsanto introduziu sementes de soja geneticamente modificada resistente ao Round up (como se não fosse o mesmo produzido pela mesma empresa): hoje, estima-se que em metade das terras agrícolas da Argentina sejam cultivadas soja GM. Tudo isto é suportado por leis ad hoc para beneficiar os grandes agricultores de monoculturas, que levaram ao desaparecimento dos agora obsoletos pequenos produtores, a emigrarem em massa para as cidades.

Agricultura, a guerra e o petróleo estão estreitamente relacionados uma vez que a expansão da agricultura industrial, mediante projectos corporativos, exige uma enorme utilização para além da água, dos combustíveis fósseis, que ao contrário na agricultura tradicional não são usados. A sobrevivência da indústria da biotecnologia é uma parte integrante do sistema de guerra e das ocupações militares que estão aterrorizando, massacrando e empobrecendo milhões de habitantes da Terra.

O paradigma tecno-industrial da agricultura impostas aos países em desenvolvimento, comporta evidentemente uma redução e o desaparecimento da biodiversidade que caracteriza estas áreas, a extinção de espécies vegetais (e consequentemente, habitats e espécies animais), a erosão do solo, a poluição das águas subterrâneas com a utilização de novos fertilizantes químicos, o envenenamento do corpo humano com herbicidas com diferentes tratamentos químicos, o empobrecimento das dietas tradicionais e muito mais ... uma sociedade super conformista e altamente hierarquizada.

A utilização da engenharia genética aplicada à agricultura oferece oportunidades significativas para o desenvolvimento económico dos colonialistas e da extensão do controle da vida económica, política e das actividades culturais dos países colonizados. Os OGM, para lá de clonarem vida, clonam formas de produção e exploração, aparelhos de dominação e coercivos dos poucos sobre os muitos, todos dedicados ao progresso e à democracia. Eis aqui a semente da democracia!·

É tempo para expormos a grande mentira que está escondido por trás da Revolução Verde, tanto propagada para justificar a exportação do modelo industrial de agricultura contra a fome e a sua imposição sobre as áreas onde ainda são viáveis uma agricultura autosufeciente e de subsistência, tornando-a dependentes dos produtos e das industrias ocidentais, como contaminando a flora e fauna com OGM. A Revolução Verde é boa apenas para os especuladores da indústria agrícola. A Revolução Verde e a mais recente Revolução zootécnica (desde 2001, que o gado é introduzido de forma intensiva, o que levou à disseminação de epidemias, mesmo entre os animais selvagens, causando enormes fomes e carestias), apoiada por um dos protagonistas deste G8 – o Banco Mundial – têm agravado as condições dos pobres do mundo e perpetuado o estado de sujeição pelos países industrializados.

Este é o mundo que o G8 tem pensado para nós. É altura de recuperar o terreno,a terra, a dignidade e a vida! Estamos com os camponeses que resistem na Índia, Argentina, Brasil e em todo o lado, contra aqueles que querem vender, explorar, expropriar, ou pior ainda, comprá-los com os seus produtos. Ôpor-se à entrada de OGM em nossas terras. Incendeiem o GM! »

Assembleia contra o G8 Agricultura

http://www.assemblea.gelohc.com/

Sem comentários: